Top

Mozilla lança novo Firefox Quantum até duas vezes mais rápido

logo-firefox

Mozilla lança novo Firefox Quantum até duas vezes mais rápido

A Mozilla lançou na quarta-feira (14) o Firefox Quantum, versão remodelada do navegador desktop para Windows, Linux e macOS. Segundo os desenvolvedores, o lançamento representa a maior evolução do browser desde seu surgimento há 13 anos. Entre as novidades estão um design mais limpo e personalizável, com animações fluidas e uma tela inicial reformulada. Além disso, o desempenho promete ser até duas vezes mais veloz que o browser antigo. Hora de testar o navegador.

O Firefox Quantum já estava disponível em versão beta e agora chega para todos os usuários como download ou atualização gratuita. Veja o que muda no rival do Google Chrome.

Segundo a Mozilla, o Firefox Quantum consome 30% menos memória RAM do que o Google Chrome, gerando uma experiência mais benéfica para o usuário. A performance seria decorrente do novo motor de CSS do navegador, capaz de usar múltiplos núcleos do processador do PC para agilizar a abertura de páginas.

A técnica distribui as tarefas de forma mais inteligente para evitar sobrecarga do hardware. Ao mesmo tempo, a característica pode trazer longevidade ao navegador, que tende a melhorar sozinho conforme o incremento nas especificações da máquina. Quanto mais núcleos de processamento disponíveis, melhor o Firefox Quantum tende a trabalhar.

Ao mesmo tempo, a Mozilla garante que o novo browser considera uma variedade grande de computadores, dos mais potentes aos mais simples. Embora o navegador seja otimizado para exibir imagens em 4K em monitores modernos, a expectativa é de desempenho satisfatório também em PCs modestos, em arquitetura de 32 bits e com apenas 4 GB de RAM.

Google Chrome vs. Firefox Quantum

Em teste realizado pelo TechTudo, o Firefox Quantum não se mostrou mais rápido do que o Chrome como promete na sua divulgação. No Windows 10, o lançamento da Mozilla abriu páginas da web com a mesma agilidade do navegador do Google. Por outro lado, a diferença no uso de memória foi visível. O Firefox chegou a consumir a metade dos megabytes devorados pelo rival ao abrir entre cinco e 10 abas. Com esse comportamento, o novo Firefox se mostra promissor para oferecer uma boa experiência na web sem comprometer outras tarefas no computador.

Novas funções

Ferramenta de print nativa

Além das mudanças no visual e desempenho, o Firefox Quantum traz novas funções para facilitar a navegação. Uma das principais é a captura de tela nativa, que funciona integrada ao navegador para tirar screenshots, cortar e salvar as imagens na nuvem. O browser também está mais personalizável, permitindo escolher itens na barra de ações rápidas, ao lado da barra de endereços.

Bookmark inteligente

O Firefox Quantum também passa a trabalhar em conjunto com o Pocket, plataforma que reúne em um acervo online todos os links da web marcados para ler mais tarde. O agregador funciona diretamente no campo de URL do browser e na nova tela inicial, exibindo leituras que podem ser interessantes para o usuário dependendo da análise do histórico de visitas.

FONTE: Techtudo